domingo, 28 de agosto de 2011

"Inesquecível, certo?"



Não, não me esqueci de vir cá e escrever o que foi o 22nd World Scout Jamboree, apenas tive de dar tempo ao tempo. Tempo para chegar de lá, para conseguir apalavrar o que foram aquelas vivências e experiências!
"Inesquecível, certo?" eu não diria melhor Carolina!
Estavam cerca de 39000 escuteiros num campo enorme cheio de cor! Pessoas de todas as idades, desde as tenras 5 semanas aos gloriosos 90 anos ou mais! Havia casais com três gémeos, velhotes com bengala mas com o mesmo espírito! Aquele que nos foi deixado por Baden-Powell, B.P. para os amigos... Aquele espírito que passa por deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos, aquele de ajudar primeiro o irmão que está ao nosso lado, aquele de mostrar sempre um sorriso... ou não! Reza a história que há países com uma maior taxa de boa disposição... e juntar 150 países e muitas culturas e religiões diferentes não é tarefa fácil! Mas lá não há rivalidades, não há confrontos, não há guerras! Lá reina a paz entre os povos, lá reina a diversão e a troca de experiências! Os "Hey! How are you?" ouvem-se a toda a hora juntamente com o sorriso de quem quer mudar o mundo.



No campo onde tudo acontece houve casamentos e talvez tenham começado grandes amizades. Talvez daqui a uns anos sou eu que estou atarefada com os meus filhos num World Scout Jamboree, porque espero que tenha sido o primeiro de muitos e que esta vontade de ver milhares de escuteiros unidos pela mesma promessa e pelo mesmo ideal e de viver aquilo que se vive lá não desapareça! Que também eu seja velhinha e de bengala e viaje durante horas para estar lá! Quer esteja em modo “no stop” na cozinha dos IST’s, quer esteja nos BDM! (ok! A cozinha parece-me melhor que os BDM :D)
Resumindo é simply scouting!



Falando um pouco de Kristianstad, a cidade que acolheu este maralhal de escuteiros, é bonita, parece tudo tão pacífico… as bicicletas, as montras, os museus! Amazing!!! Talvez as três da vida airada tenham desassossegado a cidade calma, tenham cantarolado e passeado com o xaile bonito! Não interessa! Levamos aos suecos o que é ser português!



Acaba o Jamboree e começa nova aventura por terras dinamarquesas... Com a menina bonita percorri Copenhaga pelos locais indicados pelos guias, que com experiência por aqueles lados nos indicaram os locais mais bonitos! Não sei se havia locais mais bonitos ou que valessem mais a pena, porque tudo era bonito! De um lado a outro Copenhaga encanta!



Com um brilho nos olhos e com a mala cheia de “recuerdos” (a mala gostou tanto de Copenhaga que ficou lá mais um diazinho) voltei para terras lusitanas com a promessa de nunca esquecer 13 dias como estes <3

Para recordar a música e os passos de dança:

3 comentários:

  1. É de uma força enorme estar num local como aquele e sentir que todas as quase 40 mil pessoas que lá estão, estão unidas pelo mesmo movimento, a mesma promessa como tu disseste...

    Baden-Powell criou o escutismo e 104 anos depois estas pessoas todas reunem-se para mostrar ao mundo a força e a grandeza do escutismo! Nós pertencemos a algo gigantesco e devemos sentir-nos orgulhosos disso!

    Depois de esta experiência internacional os nossos corações enchem-se de saudades e recordações que jamais iremos esquecer...

    ResponderEliminar
  2. Quando algo é tão grande e tão importante que caiba na palavra inesquecível, então significa que sim, que temos de nos orgulhar por ter vivido esse momento, por mais efémero que seja.
    Lembro-me bem do meu primeiro Jamboree. Foi grande, cheio de diversidade e união ao mesmo tempo, tal qual como o que descreves. Foi intenso e cheio de um espírito que é difícil de descrever. Sente-se vivendo-se, de tão gigante que é. Daí saber que naquele final de noite só havia uma pergunta a fazer: "Inesquecível, certo?" Mais que isso explica-se com os sorrisos sinceros e as lágrimas que falam por nós.
    Agora é fácil, let's change the world, with a small step foward :)

    Mil canhotas rubras! :D

    PS: Copenhaga encanta tanto*

    ResponderEliminar
  3. Depois quero ver as fotos todas! Parece ter sido inesquecivel!

    ResponderEliminar